Últimas Notícias

CNJ edita o Provimento 28/2013 e normatiza procedimentos para a realização do registro tardio de nascimento em todo o Br

Um dos grandes empecilhos para o efetivo combate ao sub-registro de nascimento acaba de ser superado por um novo Provimento recém-editado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A publicação nesta quarta-feira (06.02) do Provimento n°, que dispõe sobre o registro tardio de nascimento perante o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, encerra uma das principais dificuldades encontradas pelos órgãos públicos e pelos Cartórios de Registro Civil para a concessão de cidadania a milhares de brasileiros que ainda não possuem o seu registro de nascimento.

LEIA MAIS

CONARCI 2013 - 23 e 24 de maio - Foz do Iguaçu

ARPEN BRASIL orienta Registradores Civis sobre acordo bilaterais para trasladações de documento estrangeiros (Resolução 155 CNJ) Com o objetivo de orientar os Registradores Civis no atendimento às normativas introduzidas pela Resolução n° 155 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no tocante às trasladações dos documentos estrangeiros, A ARPEN BRASIL , informa que o Brasil mantém dois acordos bilaterais para este fim: com a Argentina e com a França.

LEIA MAIS

Devedor de pensão alimentícia pode ser protestado em cartório

  Além da prisão o devedor de pensão alimentícia também pode ter o nome protestado em cartório. A novidade que já vem sendo aplicada por vários tribunais brasileiros foi tema de reportagem da edição desta quinta-feira, 10, do Jornal da Globo.   A medida é vista pelos juizes como mais um meio de cumprimento dessas obrigações e está sendo determinada com base no artigo 1º da Lei n° 9.

LEIA MAIS

Pais e mães procuram Justiça para reconhecimento de paternidade e alteração no registro de nascimento

  A Operação destinada a ouvir mães interessadas em localizar os  pais de seus filhos, para que sejam providenciadas medidas legais que objetivam a inserção da paternidade nos registros civis vai prosseguir até o dia 31 de março. A ação está sendo executada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital e Ministério Público estadual.

LEIA MAIS

Mais de 200 pais reconhecem paternidade dos filhos em mutirão na Paraíba

Ao todo, 232 pais compareceram às audiências realizadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para reconhecer a paternidade de seus filhos. A iniciativa, realizada desde o último dia 5, integra o Pai Presente, programa lançado pela Corregedoria Nacional de Justiça no ano passado, na tentativa de reduzir o número de crianças que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento.  As audiências devem ocorrer até o final do mês de maio no auditório Wilson Pessoa da Cunha, no Anexo Administrativo do TJPB, em João Pessoa.

LEIA MAIS

CNJ vai regulamentar registro de filhos de brasileiros nascidos no exterior

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai editar norma, a pedido do Ministério das Relações Exteriores, para padronizar o registro da transcrição das certidões de filhos de brasileiros nascidos no exterior. A norma vai tratar também da transcrição de certidão de casamento ocorrido em outros países. Hoje cada cartório adota um procedimento diferente: alguns só fazem a transcrição mediante processo judicial, outros exigem a contratação de advogado, informa Marcelo Martins Berthe, juiz auxiliar da Presidência do CNJ.

LEIA MAIS

INSS vai processar cartórios que não informam óbitos

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai colocar na Justiça os cartórios que não informam à Previdência os óbitos neles registrados. Sem essas informações, os familiares ou conhecidos do falecido podem continuar recebendo ainda por muito tempo o benefício da aposentadoria que já deveria ter sido cortado.   TCU já viu problema em 2009.   Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no fim de 2009 chegou a revelar a falta de comunicação de 1,3 milhão de óbitos pelos cartórios a INSS.

LEIA MAIS

Carta de Lagoa Seca traça metas de trabalho e ARPEN promoverá um encontro Nacional

Ao término do I Encontro Descentralizado dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Paraiba, realizado no Centro Marista de Eventos, em Lagoa Seca, nos dias 11 e 12 últimos, o presidente da entidade, Ônio Lyra, lançou a CARTA DE LAGOA SECA. A carta, que recebeu o aval de todos os encontristas, aponta os desafios dos registradores no Estado e traça metas para serem atingidas durante a atual gestão. Entre os pontos sublinhados pelo presidente está a necessidade urgente de fazer valer as reivindicações mais urgentes da categoria.

LEIA MAIS

Nomes estranhos são vetados no registro

  Um homem criou uma página no Facebook com uma campanha inusitada: dar o nome de Jaspion para seu filho. Caso ele consiga reunir um milhão de internautas que cliquem no “curtir” do perfil, sua esposa o deixará registrar o nome do menino. A campanha já atingiu mais de 270 mil curtições e ganha novos fãs a cada segundo. A ideia, no entanto, gerou outra polêmica. Ao chegar a um cartório, ele poderá registrar o nome de seu descendente de Jaspion? Não, de acordo com especialistas.

LEIA MAIS

Cartórios serão modernizados

  MUDANÇAS - Conselho Nacional de Justiça elaborará normas para padronizar trâmites cartorários. Todos os documentos deverão ser microfilmados para garantir a perenidade dos papéis. Documentos estarão disponíveis em formato digital   DA REDAÇÃO   Os cartórios devem aumentar a clareza nas informações contidas nos documentos emitidos aos cidadãos, tornandoos mais compreensíveis e seguros.

LEIA MAIS