Últimas Notícias

Corregedoria entrega ao presidente do TJ anteprojetos de lei atualizando a norma sobre custas e emolumentos

A cobrança das custas e dos emolumentos ganhou nova proposta de regulamentação pelo Poder Judiciário da Paraíba. Atualmente, estas despesas – que se referem, respectivamente, a tributos judiciais e extrajudiciais – são disciplinadas pela Lei estadual nº 5.672, de 1992. Na tarde dessa segunda-feira (17), membros da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado entregaram ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, minutas de dois anteprojetos de lei atualizando a norma e separando-a por assunto.

LEIA MAIS

TREINAMENTO DA CRC

TREINAMENTO DO CRC   DATA: 26 de outubro de 2018 Local: ANOREG (Rua Afonso Campos, nº 110, Centro), às 9:00 hs.     Obs¹: Os crachás serão entregues aos inscritos no dia do evento, e serão confeccionados de acordo com as inscrições que forem realizadas até 05 (cinco) dias antes do evento. Colocar entre parênteses o nome pelo qual o participante gostaria de ser chamado.   Obs²: Cada serventia só poderá inscrever até 03 (três) participantes no máximo.

LEIA MAIS

CADASTRAMENTO DO SINAL PÚBLICO NA CRC

CADASTRAMENTO DO SINAL PÚBLICO NA CRC   CONSIDERANDO o disposto no artigo 4º, parágrafo 3º, do Provimento nº 62/2017, do Conselho Nacional de Justiça, que trata do Apostilamento de Documentos (Convenção de Haia) e dispõe que a autenticidade da assinatura será verificada por consulta à Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais – CRC Nacional;   CONSIDERANDO que a orientação operacional de como realizar o cadastramento do Sinal Público está disponível no Manual da Nova Administração do Sistema CRC, nas páginas 18, 19 e 20, disponível no endereço eletrônico: https://sistema.

LEIA MAIS

Corregedor-geral visita maternidades e orienta sobre inscrição de CPF já em registro de nascimento

O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz, e o juiz-corregedor José Herbert Luna Lisboa visitaram maternidades de João Pessoa com a finalidade de conscientizar a direção dessas unidades sobre a responsabilidade social em torno da lavratura do registro de nascimento de uma criança, logo após seu nascimento, ainda na maternidade, já com a necessária inscrição de seu CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

LEIA MAIS

Governo lança documento nacional de identificação

Documento terá como uma das suas bases de dados a CRC Nacional    Brasília (DF) – O Governo Federal anunciou, na manhã desta segunda-feira (05.02), durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o lançamento do Documento Nacional de Identificação (DNI), que reunirá todos os documentos de identificação civil dos brasileiros em único documento.   O DNI, que inicialmente funcionará na versão piloto, com a participação de servidores do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é vinculado à base de dados de biometria do TSE, do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), criado pelo Poder Executivo federal, e da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mantida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

LEIA MAIS

RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL DE MENORES. ALTERAÇÃO NO SOBRENOME DA MÃE APÓS O DIVÓRCIO.

03 de Dezembro de 2017 20:07:01 / Publicado por Administrador ARPEN-SC RECURSO ESPECIAL Nº 1.641.159 - SP (2016⁄0078462-1)   RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : V K DA S S RECORRENTE : F A DA S M REPR. POR : A P DA S ADVOGADO : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO EMENTA   RECURSO ESPECIAL. CIVIL. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL DE MENORES.

LEIA MAIS

SEMINÁRIO SOBRE PROVIMENTO Nº 63/2017

ARPEN-PB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE PROVIMENTO Nº 63/2017   A Arpen-Pb proporcionou aos Registradores Civis do Estado da Paraíba no dia 24 de janeiro de 2018, na sede da Anoreg-Pb, um Seminário sobre o Provimento Nº 63/2017, por meio da Registradora Civil de Minas Gerais, Dra. Márcia Fidelis, convidada pelo Presidente da Associação, Manfredo Goes Vieira de Melo. A mesma é especialista em Direito Notarial e Registral, especializada em Direito das Famílias e Sucessões, sendo Presidente do IBDR (Instituto Brasileiro de Direito Registral) e membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Familia), o qual trouxe várias novidades para o registro civil das pessoas naturais, alterando o padrão das certidões, permitindo a inclusão de documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Passaporte, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Cartão do SUS, Tipo sanguíneo, etc.

LEIA MAIS


Palestra sobre os novos modelos de certidões fecha Seminário de Atualizações Normativas

São Paulo (SP) - Para encerrar as palestras do Seminário de Atualizações Normativas no Registro Civil, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) com apoio da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) na última sexta-feira (15.12), em São Paulo, foi realizado um painl sobre os novos modelos de certidão do Registro Civil e suas implicações práticas.

LEIA MAIS

Comissão Mista de Desburocratização do Congresso Nacional apresenta relatório final

Flexibilização das regras aplicáveis aos serviços notariais e de registro estão contidas no relatório final do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) Criada para avaliar processos, procedimentos e rotinas realizados por órgãos e entidades da administração pública federal, assim como as respectivas estruturas organizacionais, a Comissão Mista de Desburocratização, instalada pelo Congresso Nacional, presidida pelo deputado federal Júlio Lopes (PP/RJ) e sob relatoria do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), apresentou seu relatório final no último dia 12 de dezembro.

LEIA MAIS